O que fazer em Fernando de Noronha ? Conheça o Projeto Tamar!

O que fazer em fernando de noronha? Na Pousada Beco de Noronha temos o prazer de compartilhar nossa paixão com o meio ambiente e dar dicas de Fernando de Noronha para você aproveitar ao máximo sua viagem. Sinta-se a vontade para nos perguntar sobre nossas dicas de passeios para Fernando de Noronha.

passeio em fernando de noronha- projeto tamar- dicas fernando de noronha- viagem para fernando de noronhaA Ilha de Noronha é uma reserva natural onde habitam milhares de espécies animais e vegetais. Esta reserva é um modelo ambiental, onde os animais terrestres e aquáticos se aproximam dos seres humanos sem medo. Golfinhos, tubarões, tartarugas gigantes e peixes de todas as cores vivem juntos e em harmonia em Fernando de Noronha.

 

Fernando de Noronha: um paraíso bem protegido

A ilha Fernando de Noronha tem duas áreas protegidas – O Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental – preservando assim a natureza exuberante e possibilitando o desenvolvimento do Projeto TAMAR, Programa Brasileiro de Conservação e Pesquisa de tartarugas marinhas, coordenado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Entre os diversos passeios em Fernando de Noronha, a ilha oferece outra ótima oportunidade aos visitantes: participar das atividades do Projeto TAMAR! Fundado no início de 1980, o Projeto é destinado a proteger as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas da extinção.

O Projeto Tamar em Fernando de Noronha

é uma das bases mais importantes do Projeto. É um verdadeiro laboratório natural, pois a transparência do mar de Noronha, oferece excelentes condições para o desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e o comportamento das tartarugas marinhas em estado selvagem.

Em Noronha, o Projeto TAMAR oferece aos visitantes atividades com biólogos à procura de tartarugas, palestras diárias, trilhas e outros projetos que permitem a exploração cade vez maior dos segredos naturais da ilha Fernando de Noronha. E para permitir que todos possam conhecer as ações de proteção ambiental, todas as atividades do Projeto TAMAR são gratuitas!

Confira as atividades que podem ser exploradas junto com o Projeto Tamar de Noronha:

 

Participar de uma conferência sobre ecologia

Palestras sobre ecologia ocorrem todos os dias às 20h, no Museu do TAMAR de Noronha.
As conferências, cujo acesso é livre, abordam temas específicos como: Golfinhos rotadores; Projeto TAMAR e tartarugas marinhas; Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha; Atol das Rocas; tubarões; vivendo Noronha; Projeto Meros do Brasil.

Todos os dias, a partir das 19h, são exibidos filmes ambientais variados. A programação esta sujeita a alterações.

Observar a liberação de tartarugas jovens

Outro evento gratuito que o Projeto TAMAR oferece é a liberação de tartarugas jovens. O momento é raro. A liberação é feita durante a época de reprodução, de janeiro a junho. Em geral, ela ocorre nas praias de Fernando do Noronha no final da tarde, antes de anoitecer. Este privilégio de participar na liberação das tartarugas é limitado a apenas alguns visitantes por dia. Recomendamos que verifique as possibilidades com o escritório do ICMBio, assim que chegar em Noronha.

 

Se juntar a uma expedição com biólogos

As tartarugas marinhas vêm se aninham e colocam seus ovos nas praias de Fernando de Noronha. Cada época de reprodução registra uma média de 100 massas de ovos, gerando 8.900 jovens tartarugas verdes.
Duas vezes por semana (segunda e quinta-feira), os biólogos vão para a praia Baía do Sueste, nas áreas de nidificação de tartarugas marinhas e oferecem para os visitantes a oportunidade de acompanhar o trabalho de marcação deles.
Como nas outras atividades, para conseguir a oportunidade de participar é preciso se programar, portanto não se esqueça de agendar essa atividade com o Projeto TAMAR.

 

E no futuro…

O Projeto TAMAR prepara novos ecotours como o “Turtle Night”, o que permitirá aos visitantes observar as tartarugas à noite pelas praias de Fernando de Noronha.

Passe um dia explorando o trabalho das equipes do Projeto TAMAR em Fernando de Noronha! Isso garante a você uma manhã observando a marcação de tartarugas e uma noite em uma conferência seguida por um evento cultural. Um programa rico em descobertas, não é?
As memórias, as descobertas e as fotos de Fernando de Noronha que você fará nessas ocasiões serão para sempre recordações maravilhosas de Noronha.

 

Para mais informações sobre o Projeto TAMAR, envie um e-mail para: infonoronha@tamar.org.br.

Tags:, , , , ,

Reserve pelo Whatsapp +55 (81) 99881-8809