Alamoa: a lenda da sereia de Fernando de Noronha

Uma bela mulher de pele alva e cabelos loiros que flutuam rebeldes quando o vento bate, moça de olhos azuis como as águas daquela ilha, assim é descrita Alamoa, “sereia” de Fernando de Noronha. Diz a lenda, que ela aparece em noites de lua cheia, vem em uma dança que serpenteia como as ondas ao baterem nos barcos ancorados.

 

Lendas de Fernando de Noronha

A lenda da Alamoa é uma das mais famosas da ilha de Noronha, e muitos ainda discutem a origem da mulher-fantasma. Alguns da ilha acreditam que ela era fruto de uma relação secreta entre um nórdico e uma brasileira que morava em Noronha, outros imaginam que ela seria de origem francesa ou alemã. Mas, o objetivo dela todos conhecem: seduzia marinheiros, prisioneiros e moradores da ilha de Fernando de Noronha. Para isso, ela aparecia seminua nos lugares mais remotos do arquipélago e com seus encantos fazia os apaixonados a seguirem pela noite adentro, até despencarem de um dos penhascos de Fernando de Noronha.

 

As mães alertavam seus filhos sobre o perigo de se aventurar pelas noites de lua cheia. A “cruel Alamoa” poderia enebriá-los e deixá-los loucos. O feitiço da sereia de mãos geladas e dedos compridos só poderia ser quebrado, caso um raio iluminasse a área.

 

…que foram inspiração até para desfile de escola de samba

No século XIX ela virou poema, e em 1995 foi parte do carnaval da Escola de Samba Primeira de Mangueira, quando foi encenada pela apresentadora da TV Globo, Angelica, que desfilou em um carro com forma de sereia gigante. Assim é Noronha, com seus contos e encantos.

 

Foto: Rodrigo Valença

 

E aí? Quer saber mais sobre a nossa linda ilhae suas curiosidades? Quer conhecer Fernando de Noronha e ainda ficar hospedado na Pousada em Noronha que é a mais charmosa da iha ?

Temos pacotes de viagem para Fernando de Noronha para você! Então entre em contato: pousada@becodenoronha.com.br

Tags:, , ,

Reserve pelo Whatsapp +55 (81) 99881-8809