UM COMPROMISSO DE CONFIANÇA ENTRE EXPERIÊNCIA E SEGURANÇA

É de total prioridade da Beco de Noronha proteger e cuidar do bem-estar e segurança dos seus hóspedes, clientes e colaboradores. 

Face à atual pandemia do COVID-19 e dada a necessidade de uma resposta rigorosa às exigências e procedimentos que a atual situação exige, decidimos adotar novas práticas de higienização, limpeza e biossegurança, baseadas nas legislações, decretos e regulamentações internacionais e nacionais e seguindo recomendações, adotadas em todo meios de hospedagens, mas que não esquece o que fazemos melhor: proporcionar uma experiência memorável aos nossos hóspedes. 

NOVAS DIRETRIZES OPERACIONAIS DA BECO DE NORONHA POUSADA

O uso da máscara em nossas áreas comuns é obrigatório para colaboradores e hóspedes, garantindo uma maior segurança para todos;
As áreas comuns de convivência foram reorganizadas, a fim de evitar aglomerações, mantendo o distanciamento físico recomendado;
Instalamos frascos de álcool em gel em diversos pontos da pousada, para que a higienização das mãos seja frequente;
Diretrizes quanto a etiqueta respiratória, estão expostas nas áreas da pousada e devem ser aplicadas por todos;
A Beco de Noronha possui uma arquitetura que contribui por não possuir áreas fechadas e elevadores, permitindo que o hóspede saia do seu apartamento para o jardim e tenha acesso às áreas sociais. 

RECEPÇÃO DE CLIENTES

Na entrada da pousada, faremos o controle dos hóspedes e o procedimento de  desinfecção das bagagens;
Disponibilizaremos também álcool em gel e máscaras;
A temperatura de nossos hóspedes poderá ser verificada no check-in, para adoção de procedimentos e serviços específicos para cada cliente, caso seja necessário; 
Seu check-in pode ser feito de forma antecipada e online, sem fila, ficha de hóspede preenchida e documentação enviada em sua chegada na pousada;

Para maior proteção, temos uma barreira física em nossa recepção, separamos os fluxos de check-in e check-out e demarcamos o piso para garantir o distanciamento dos clientes em atendimento de acordo com as recomendações de biossegurança;

Aumentamos a frequência de limpeza de superfícies e objetos e otimização da circulação de ar;
Durante a estada, nossos hóspedes contarão com um serviço de informação sobre a pousada e assistência, via serviços de mensagens de whatsapp;
Praticidade na palma da mão dos hóspedes. Estará disponível nosso contato, para que as solicitações de programação do café da manhã, dicas de pontos turísticos, serviços em geral, visualização da conta e até envio de fatura sejam enviadas de preferência por mensagens de whatsapp. Ainda damos preferência por meios de pagamento on line. 

GOVERNANÇA

Adequamos e intensificamos a periodicidade dos nossos procedimentos operacionais para atender protocolos rigorosos de higiene, limpeza e biossegurança de apartamentos, áreas sociais e de lazer, entre outras;
Produtos químicos utilizados adequados de acordo com as recomendações / legislações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

Atividades nos apartamentos:

Serviços de arrumação dos apartamentos durante a estada, somente serão realizados sem a presença do hóspede no apartamento e caso seja agendado antecipadamente. Essa medida visa garantir maior segurança para o hóspede e colaborador.

  • Radiação Ultravioleta (UV) para a esterilização do ar, será utilizada como reforço nos apartamentos. A radiação UV-C purifica o ar naturalmente. As lâmpadas que imitam a luz do sol são colocadas no local que se deseja desinfetar e, por ventilação forçada ou estática, apenas com a circulação natural de ar, se dá o contato dos micróbios e alergênicos com a radiação e a consequente inativação;
  • Será implantada a segregação do serviço de arrumação de apartamentos para proporcionar maior segurança. Teremos o recolhimento de enxoval sujo e higienização do apartamento em um primeiro momento e em outro momento, teremos a arrumação e reposição de itens;
  • Procedimentos específicos serão aplicados para higienização e arrumação de apartamentos quando identificados clientes suspeitos de contaminação pelo COVID-19;
  • Disponibilizaremos informações digitais para reduzir folheteria no apartamento;
  • Nosso enxoval será higienizado com produtos em específicos para lavanderia industrial e equipamentos profissionais que atingem até 180 graus de temperatura;
  • Disponibilizaremos o serviço de frigobar, somente quando solicitado pelo hóspede.

Serão atividades diárias de serviços nas áreas comuns:

  • Cuidados especiais de higienização para locais e itens mais tocados;
  • Criamos procedimentos de higienização para o uso do futton, conforme a solicitação dos nossos hóspede;
  • Disponibilizamos álcool em gel em frascos dosadores, para a higienização de mãos, colocados em locais de fácil acesso aos hóspedes e clientes;
  • Remoção temporária de revistas e livros, para evitar infecções cruzadas;
  • Aumentamos a distância entre as mesas no café da manhã, minimizando o contato entre hóspedes no ambiente de refeições. 

CAFÉ DA MANHÃ

Disponibilizamos álcool em gel na área de café da manhã;
As mesas foram redimensionadas, com ocupação máxima de 2 pessoas por mesa, exceto famílias; 
Reorganizamos as mesas e cadeira, mantendo o devido distanciamento, conforme recomendado;
Ampliamos as possibilidades de servir o café da manhã em espaços ao ar livre, com reserva prévia e extensão de horário;
Com total transparência a mesa será montada após a chegada do hóspede e higienizada após sua saída; 
Disponibilizaremos o menu digital, para que seja escolhido no dia anterior seu café da manhã, o qual será servido pelo nosso staff, para maior segurança de todos; 
Serviços de higienização de portas, maçanetas, móveis e WCs estarão intensificados e sistematizados segundo as recomendações e protocolos operacionais de biossegurança, e de acordo com normas e legislações vigentes.

MANUTENÇÃO

Nossos serviços de manutenção preventiva e corretiva serão realizados adotando as melhores práticas recomendadas pela ANVISA e normas técnicas brasileiras, respeitando as novas recomendações de distanciamento para nossos clientes e colaboradores;
Nossas ações de planejamento, manutenção, operação e controle (PMOC) dos sistemas de ar condicionado serão mantidas e intensificadas atendendo a todas as novas recomendações definidas nas legislações vigentes dos órgãos competentes.

STAFF

Uso obrigatório de máscaras fornecidas pela empresa;
Uso de EPIs adicionais em caso de atividades de maior contato com clientes (exemplo: óculos, avental, outros), conforme orientação dos protocolos de biossegurança;

Higienização das mãos realizada de forma frequente, de acordo com a recomendação;
Monitoramento de temperatura na entrada e saída de colaboradores;
Protocolo de afastamento e monitoramento de colaboradores com suspeita de contaminação pelo COVID-19;
Uniformes lavados e higienizados na lavanderia da pousada;
Nossos colaboradores estarão capacitados e equipados de acordo com os novos protocolos operacionais;

Serviços de alimentação para nossos colaboradores foram adequados, sendo realizados com todos os cuidados para garantir a segurança durante todo o período de pandemia.

FONTES DE PESQUISA

LEGISLAÇÃO FEDERAL

REGULAMENTAÇÃO ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA)

Regulamentação ANVISA RDC 56 2008;
Nota técnica 22/2020, 26/2020;
Protocolo para Quarentena em Hotéis ANVISA COVID-19 (atualizado em 13 de abril de 2020);
Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

DECRETOS ESTADUAIS PE
Decreto Nº 48.809 DE 14/03/2020
Decreto Nº 48.833 DE 20/03/2020
Decreto Nº 48.969 DE 23/04/2020
Decreto Nº 49.017 DE 11/05/2020

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GOVERNANÇA
Relatório executivo – novo protocolo de higienização e limpeza para as Uhs Hoteleiras e boas práticas de maio 2020.

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