Uma ilha cercada por lendas

Fernando de Noronha coleciona na sua história uma série de ataques de diferentes países. O arquipélago foi palco para diversas ocupações o que acabou criando uma cultura própria na região, totalmente cosmopolita. As influências do mundo deixadas por quem passou por esse pedacinho do paraíso trouxe para Noronha crenças, mitos e lendas que ganharam uma boa pitada da cultura local e que agora fazem parte do folclore da ilha.

00034

Uma das histórias mais famosas é a Lenda do Pecado, que fala do amor proibido de dois seres gigantescos, que remonta às míticas histórias da Grécia Antiga. O casal teria sido castigado por ter amado demais e pecar por amor. Para ela, o castigo foi ter seus seios eternizados nas águas azul turquesa, em pedra, no Morro dos Dois Irmãos; para ele, a pena de ter seu falo petrificado, também em pedra, no Morro do Pico, ponto mais elevado da ilha.

ilha02

O amor e o pecado representados nesse pedacinho tão desejado de Pernambuco. Testemunhas da pureza da natureza e cenário para o amor de tanta gente que visita e se surpreende pela beleza distribuída nos 360º do panorama de Fernando de Noronha.