Passeios em Fernando de Noronha: escolha entre os 6 melhores na ilha pernambucana

Fernando de Noronha é um arquipélago com areias douradas e um mar com tons variados, às vezes azul turquesa e verde esmeralda. O destino também possui uma vida marinha rica, com corais, formações rochosas e uma mata conservada. Com estas belas paisagens os Passeios em Fernando de Noronha pode proporcionar momentos únicos.

A viagem para a ilha é um sonho, já que a região é conhecida por ter conjuntos de praias mais belas do Brasil. Acessível por navio ou avião, o arquipélago possui somente 17 quilômetros.

Ao encarar o destino é possível encontrar todo tipo de atração, desde as trilhas com caminhadas, passeios de barcos, observar os golfinhos ou o clássico mergulho de cilindro.

A ilha preservada pode ser apreciada dentro e fora da água. Para não desperdiçar nem um momento neste paraíso, confira nossas dicas para escolher os melhores passeios em Noronha.

TOP 6 com os Passeios em Fernando de Noronha


#1 Ilhatour

O Ilhatour é considerado o passeio mais completo em Fernando de Noronha. O roteiro é com acompanhamento de guia e segue nos principais pontos turísticos da ilha. Indicado para quem deseja explorar a ilha o roteiro oferece um panorama das praias, piscina naturais e dos mirantes da ilha. Neste trajeto. o turista pode ver de perto a fauna e flora, além de aproveitar os banhos no mar ou mergulho livre. Alguns trajetos usam buggy, veículos 4×4 ou são feitos com caminhadas pelas trilhas e praias.


#2 Passeio de Barco

O passeio de barco é tradicional e permite conhecer alguns locais da ilha. A ilha oferece algumas opções de passeios e cada um apresenta trajeto, barco e estilo diferente. Todos os dias existem barcos que partem para passeios pelo mar. Normalmente o passeio de barco parte do Porto Santo Antônio e segue nas ilhas e garante que os turistas veja as formações rochosas, aves marinhas e siga pelo arquipélago para conhecer suas praias e baías.


#3 Planasub/Pranchinha

Entre os passeios em Fernando de Noronha o PlanaSub ou voo submarino é muito divertido. Esta modalidade de mergulho permite que o visitante segure em uma prancha presa por um cabo (média de 5 metros) em um barco. Com os equipamentos de mergulho é possível acompanhar a vida marinha da região.


#4 Mergulho de Cilindro

O mergulho de cilindro ou autônomo  é conhecido como mergulho Scuba. Com este passeio é possível conhecer a vida marinha, graças a temperatura da água de 26° e visibilidade de até 50 metros. Porém na ilha possui várias atividades relacionadas ao mergulho. A escolha de cada uma é indicada conforme a pessoa, e sua experiência, lembrando que Fernando de Noronha possui mais de trinta pontos de mergulho.

Entre e opções os turistas podem fazer o mergulho de batismo (com cilindro) para aprender o básico. Na aula o aluno vai ter instruções básicas, aprender sobre os sinais e testar os equipamentos e mergulhar no máximo por 15 metros e 30 minutos de mergulho. Caso o viajante tenha mais tempo pode fazer o Curso de Mergulho em Fernando de Noronha para receber a credencial internacional. Com o documento é possível ter acesso a qualquer ponto de mergulho no mundo.


#5 Canoa Havaiana

O passeio de canoa havaiana em Fernando de Noronha é ideal para quem gosta de aventura. O roteiro permite visualizar as belezas do arquipélago e ver os golfinhos. O passeio nos arredores da ilha tem um roteiro completo e passa por Air France, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição.

Durante a atividade é feita paradas para banho e mergulho. Ainda o turista recebe remos e coletes, todos homologados pela Marinha. Ao final da aventura é possível ter visto paisagens únicas da ilha, além de apreciar o nascer do sol.


#6 Trilhas

As trilhas de Noronha oferecem um encanto particular que vão garantir  o encanto pela natureza local. A ilha possui sua natureza preservada, portanto, as trilhas ecológicas devem estar inclusas no passeio.

No arquipélago vale fazer a Trilhas do Parque Nacional Marinho e do APA, na Baía dos Golfinhos, a Trilha da Atalaia e a trilha na Costa dos Mirantes. Ainda, vale incluir no roteiro a Caminhada Histórica, a Trilha Piquinho e os Circuitos da Trilha do Mar de Dentro e Trilha do Mar de Fora.


Como chegar em Fernando de Noronha

Para chegar até Fernando de Noronha o turista pode partir de Natal e Recife por meio de companhias aéreas Gol e Azul. Além disso, em São Paulo existem voos com conexão para Recife.


Taxa ambiental

O viajante paga uma vez o ICMBio,  este ingresso garante o acesso ao Parque. além disso o turista deve pagar a taxa de preservação ambiental por dia de permanência, veja aqui. As crianças menores de 12 anos e brasileiros com mais de 60 anos são isentos.


Plástico Zero

Desde março de 2019 foi proibido o uso e comercialização de plásticos descartáveis. Esta regra vale para recipientes de plástico. Para entender leia aqui.


Onde ficar: Pousada Beco de Noronha

Para quem quer aproveitar todos os passeios de Fernando de Noronha pode hospedar-se na Pousada Beco de Noronha. Criado em 2003 o local é sinônimo de qualidade e conforto. Localizada na região central da ilha, a pousada oferece apartamentos confortáveis, todos equipados com ar condicionado, frigobar, banheiro privativo entre outros recursos.

O local é lindo, acolhedor e proporciona um clima íntimo para os seus visitantes. Com bom custo benefício, o espaço é agradável e garante uma experiência especial no arquipélago pernambucano. Aproveite e faça sua reserva e desfrute das belezas naturais de Fernando de Noronha.


Você também vai gostar de ler: