Fernando de Noronha se torna Acessível a Cadeirantes

A experiência de Fernando de Noronha é apenas o primeiro passo de uma iniciativa ambiciosa do governo pernambucano de levar acesso facilitado para onze praias do Estado. Estão sendo investidos R$ 7 milhões, recursos do governo federal para tornar a estrutura urbana de 12 cidades pernambucanas mais acessíveis.

“Quando entrei naquele mar maravilhoso, a impressão foi que meu corpo ganhou outra forma e que eu era outra pessoa, com muito mais movimentos”, diz o suíço Michael Peneveyle, 46.

 

Noronha acessível…

Ele é diretor da ONG Rodas da Liberdade e uma das primeiras pessoas tetraplégicas – com movimentos restritos abaixo do pescoço – a nadar nas águas da praia do Sueste, em Fernando de Noronha (PE), a mais calma do local, e que agora é totalmente acessível. Neste mês, ao lado de Yoko Farias, 28, também tetraplégica, Peneveyle conheceu uma realidade ainda distante da maioria das praias do país.

Sobre as pedras, foi erguida uma plataforma que desemboca, por meio de uma rampa, diretamente na praia. O turista com deficiência ou com movimentos restritos pode entrar na água com cadeiras especiais e a ajuda de monitores. Há também esteiras que facilitam o deslocamento.

 

…Pousadas e estabelecimentos em Noronha também acessíveis

A palavra de ordem em Noronha tem sido tornar os espaços de bares, pousadas em Fernando de Noronha, serviços e atrações turísticas preparados para receber pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além do Sueste, há estudos para viabilizar acessos em outras três praias de Noronha.

Dentro do Parque Nacional Marinho, administrado pela concessionária Econoronha, por exemplo, foram construídos 4.500 metros de trilhas que podem ser vencidas por um cadeirante e que levam à contemplação de símbolos do arquipélago como o Morro Dois Irmãos e ao ponto de apreciação de golfinhos.

A concessionária investiu para criar a estrutura que conta com pontos de apoio para o turista com banheiros, bares, lojas de souvenires e pessoal de apoio.

As embarcações de Fernando de Noronha também estão se preparando. Um barco com uma lente no fundo que permite a visão de criaturas e objetos no fundo do mar, está em teste uma exibição do passeio por áudio, o que ajuda os cegos e pessoas de baixa visão. É possível levar dois cadeirantes ao mesmo tempo.

Fonte:  Folha de São Paulo


Bom para todos!

As mudanças em Noronha já estão refletindo em todos os tipos de negócios.

A empresária Silvana Rondelli viu o movimento de idosos crescer, bem como a procura por cadeirantes e pessoas com deficiência que querem visitar Noronha, porém não tinham um local adequado.

Agora tem! A Beco de Noronha tem quartos acessíveis, bem como estrutura preparada para receber a todos com muito conforto e carinho!


E aí? Quer conhecer Fernando de Noronha e ainda ficar hospedado na Pousada em Noronha que é a mais charmosa da ilha e adaptada para deficientes físicos? Então entre em contato!